Como as empresas da indústria de cimento podem gerar receitas mais altas e competir de maneira eficaz? Simplificando as operações

December 13, 2018 Matt Kennedy

Remover as etapas desnecessárias para melhorar a eficiência

Muitos de nós têm um ditado que soa verdadeiro quando se trata de nossos fluxos de trabalho: "Tempo é dinheiro". Uma pequena empresa pode obter diversas vantagens financeiras e operacionais simplificando às operações. Você pode economizar tempo, reduzir custos, atrair mais clientes com prazos de resposta e de entrega mais rápidos, aumentar os lucros, e superar a concorrência.

Como isto funciona para a Indústria de Cimento?

Automatizar o processo de entrega começa com a venda. Os clientes podem encomendar/solicitar produtos virtualmente em qualquer lugar usando um dispositivo online, como um computador, tablet ou smartphone. As empresas podem coletar a assinatura para o pedido no dispositivo e informar ao cliente quando será a entrega/coleta usando um cronograma ou ferramenta de rastreamento online. Outra opção seria o cliente efetuar o login em um portal e fazer pedidos de entrega/coleta do cimento.

Isto proporciona às empresas de cimento uma solução de baixo custo para gerenciar o processo de pedidos, reduzir as despesas gerais e aumentar a eficiência. O melhor gerenciamento do processo, facilita o bom agendamento das entregas ou coletas de cimento, o que, por sua vez, permiti que as fábricas e terminais tenham um melhor controle de seus estoques e prazos de coleta, reduzindo assim os custos.

Usando um portal na Internet para os clientes solicitarem um produto, ou ver o preço do frete nas empresas de frete, disponibiliza-se um canal de entrada para o gerenciamento da distribuição dos produtos de maneira rápida e eficiente. Uma vez que os pedidos são processados online, a fábrica/terminal será preparada para o processo de carregamento, sendo self-service ou com operador para o carregamento. Embora o principal componente financeiro da maioria das empresas de cimento se concentre em ERPs estilo SAP com grandes bancos de dados, que podem extrair os dados para análises gerenciais, muitas empresas fizeram uso de soluções terceirizadas para gerenciar o carregamento, agendamento e todos os processos envolvidos no carregamento do cimento. 

Etiquetas de equipamento RFID são usadas para identificar cada veículo ao chegar na planta. As etiquetas podem ser instaladas no caminhão ou podem ser reconhecidas através de um terminal ou quiosque montado na altura da cabine. Com etiquetas instaladas no caminhão, o veículo é identificado assim que passa pelo leitor e o sistema pode controlar automaticamente uma “luz verde” para direcionar o motorista para o quiosque.

No quiosque, o motorista pode verificar seu carregamento no terminal ou entrar em contato com o operador para alterações. Uma vez confirmado, o sistema obterá a tara e comunicará o ID da carga e os pesos específicos para o sistema de carregamento. O sistema atualizará os displays remotos para direcionar o motorista para a faixa de carregamento correta.

A operador de carregamento utiliza um Programa de Carregamento Wireless para ver todos os veículos na planta que serão carregados. O programa fornece todas as informações necessárias para o carregamento dos caminhões a partir de PC ou Dispositivo Mobile montado na pá carregadeira ou empilhadeira. Após o carregamento, o caminhão segue para a balança de saída e a etiqueta RIFD do veículo é lida novamente. O sistema capta o peso bruto e acende uma “luz verde” para que o motorista prossiga até a impressora remota para pegar seu tíquete ou nota de transporte.

Ao mesmo tempo em que o tíquete é impresso, o módulo Scale Watcher captura imagens de vídeo e uma imagem estática da placa do caminhão e da porta lateral, com informações importantes do tíquete. Estas imagens são armazenadas com o tíquete, eliminando a necessidade de assinatura do motorista. Tudo isso é feito sem que o motorista saia do veículo, sem que a pessoa da balança manipule os tíquetes fisicamente e sem que o operador de carregamento manipule documentos ou chamadas. O motorista fica seguro, o operador da balança se concentra em atender as chamadas dos clientes e gerenciar o processo do caminhão, e o operador de carregamento fica focado na precisão do carregamento.

 

Conectando todas as partes móveis

A automação Apexsimplifica os processos do negócios e tarefas operacionais necessárias para o tíquete e a balança dos produtos a granel. Os motoristas podem fazer o check-in, carregar e emitir a nota sem interrupção. O software de emissão do tíquete da balança trabalha em conjunto com tecnologias simples de site-automation, para oferecer melhorias impressionantes na velocidade, eficiência e segurança das operações.

Conecta seus processos de vendas, programação e despacho ao combinar os módulos de emissão de tíquetes/notas, ferrovia, e despacho de veículos/pedidos com uma gama completa de ferramentas para cotação, faturamento, relatórios, análise de desempenho e gerenciamento de transporte.

As tecnologias de site-automation  garantem o rendimento perfeito do caminhão com o reconhecimento automático dos veículos, quiosques e display de chamada para o motorista, estações remotas de impressão, vídeo de verificação da balança no carregamento, módulos antirroubo, sistemas de carregadeiras wireless e muito mais.

Qualquer coisa que você faz no escritório, você pode fazer em qualquer lugar. Os módulos de vendas e área administrativa para orçamento, faturamento, contas a receber, estoque, relatórios e business intelligence garantem que as informações fluam de maneira rápida e fácil em toda a empresa. Todos os seus processos estão conectados - das vendas até o despacho e administrativo.

 

Documento anterior
COMMANDseries - Português
COMMANDseries - Português

COMMANDseries é um sistema de despacho centralizado que permite agendar pedidos e entregar no prazo, rastre...

Próximo artigo
Se não está quebrado, para que consertar? - Organizando o processo para melhorar as Operações de Material a Granel
Se não está quebrado, para que consertar? - Organizando o processo para melhorar as Operações de Material a Granel

Mudar seu processo manual atual para um sistema informatizado pode melhorar sua oportunidade comercial, pro...